Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 23/07/2019 02:50
  07/06/2019 17:23:38
Imprimir
SAÙDE

CCZ de Gurupi realiza o primeiro mutirão de castração de gatos do Estado

A ação acontecerá na sede do CCZ, das 7h30 às 18h, totalmente gratuito. Serão castrados cerca de 150 felinos que já foram antecipadamente agendados.

por Redação inf/Secom-Pref Gurupi

Foto: Arquivo Secom/Lino Vargas

Quem não participar desse mutirão poderá agendar o procedimento para um dia da semana, ligando no número 3315-0098.

Para evitar a superpopulação de gatos, em especial os de rua, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará neste sábado, 08, o 1º Mutirão de Castração de Felinos de iniciativa pública do Tocantins. 


A ação acontecerá na sede do CCZ, das 7h30 às 18h, totalmente gratuito.

 

Para essa ação, o coordenador do CCZ, Henrique Alencar, explica que foi feita uma mobilização e, neste sábado, 10 veterinários e 15 auxiliares, atuarão voluntariamente para castrar gatos machos e fêmeas. Henrique destaca a importância dessa ação para minimizar a procriação dos animais, que muitas vezes, terminam nas ruas.

 

Ele explIca que serão castrados cerca de 150 felinos que já foram antecipadamente agendados. Enfatiza que os animais pertencem a famílias com poucos recursos financeiros ou vivem em lares que têm muitos animais.

 

Segundo o veterinário do CCZ, Pedro Alexandre Alencar, o procedimento cirúrgico é totalmente seguro para o animal, bastante indicado e necessário. “É recomendada a castração a partir dos seis meses de vida do animal”, enfatiza. O veterinário destaca que o felino sairá do CCZ castrado, com todas as recomendações de cuidados pós-cirurgia e a receita de medicamentos necessários para a boa recuperação do animal.


A imagem pode conter: Agnaldo Miranda, sentado

 

O secretário municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, enfatiza que a saúde tem que ser pensada em sentindo amplo e promover essas ações é cuidar da saúde da população. Ele destaca que as castrações acontecem rotineiramente, inclusive, quem não participar desse mutirão poderá agendar o procedimento para um dia da semana, ligando no número 3315-0098.

 

 O mutirão de castração faz parte do Programa Saúde Humanizada que prevê cuidar da saúde de forma integral e promover bem-estar aos usuários do Sistema Único de Saúde

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO