Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 20/10/2020 22:54
  16/10/2020 08:46:51
Imprimir
POLICIA PENAL TO

SEGURANÇA - Governo Tocantins envia, à Assembleia, PEC para criação da Polícia Penal no Estado

A Proposta de Emenda a Constituição (PEC), agora aguarda a deliberação da Casa de Leis, visa à valorização profissional dos 935 agentes de execução penal que atuam no Sistema Penitenciário do Estado.

por Redação inf/Secom-Tocantins

O Governo do Tocantins protocolou, nesta quinta-feira, 15, na Assembleia Legislativa (AL/TO), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Polícia Penal no Estado. 

O documento, que agora aguarda a deliberação da Casa de Leis, visa à valorização profissional dos 935 agentes de execução penal que atuam no Sistema Penitenciário do Estado.

A proposta vincula a Polícia Penal à Administração Pública, responsável pelo Sistema Penal, seja federal, estadual ou distrital e também estabelece que a nova profissão seja composta por atuais e futuros agentes penitenciários aprovados em concurso público. A iniciativa é motivada pela necessidade de adequação do artigo 104 da Constituição Estadual à nova redação da Constituição Federal (CF) que, após a promulgação da Emenda Constitucional n° 104, de 4 de dezembro de 2019, alterou o inciso XIV do artigo 21, o parágrafo 4° do artigo 32 e o artigo 144 da Constituição Federal, para assim criar as polícias penais federal, estaduais e distrital.

Para o governador Mauro Carlesse, a PEC é mais um avanço da gestão quando se trata da valorização do servidor público. “Dentro das possibilidades, essa gestão tem buscado as maneiras corretas de valorizar cada vez mais o servidor público. Essa PEC é mais uma delas que atende à demanda de uma categoria de extrema importância para toda a sociedade tocantinense”, finaliza.

Já o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, explica que a demanda sobre a criação da Polícia Penal é um anseio justo à categoria. “Demos mais um passo rumo à regulamentação da Instituição, que vem garantindo não só a segurança interna das unidades penais, mas também a responsabilidade na execução penal, o compromisso com a ressocialização e ainda a garantia da segurança à toda a sociedade”, pontua.

Ainda segundo o gestor da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Pasta criou o Grupo de Trabalho para a regulamentação da Polícia Penal. “Temos realizado reuniões periódicas para tratar de assuntos voltados ao interesse da categoria. Já na próxima terça-feira, 20, será realizado um novo encontro para deliberar os trabalhos a fim de garantir celeridade na regulamentação da carreira dos servidores do Sistema Penal após votação da PEC na AL”, finaliza o secretário.

O agente de execução penal, Marcondes Marques Marciano, ressalta que a regulamentação da Polícia Penal no Tocantins representa o reconhecimento do trabalho prestado pela categoria. “Sou integrante do Grupo de Trabalho da Polícia Penal, nos âmbitos estadual e nacional, e o que temos acompanhado é que todos os outros estados da Federação estão alinhados lutando em prol dessa causa. Hoje, a notícia de que a PEC foi protocolada na Assembleia Legislativa do Tocantins nos deixa otimistas com relação à garantia dos nossos direitos”, afirma. 

Criação da Polícia Penal

A Polícia Penal é o Órgão que será responsável pela segurança do Sistema Prisional e foi criada por meio da Emenda Constitucional n° 104, publicada no dia 4 de dezembro de 2019, alterando o artigo 144 da CF, que dispõe a respeito dos órgãos que compõem a segurança pública.

A regulamentação da Polícia Penal no Estado é de iniciativa privativa do Governador do Tocantins, que por meio de Lei pode criar cargos, funções ou empregos públicos na administração direta, como disposto no artigo 27, parágrafo 1°, inciso II, alínea a, da Constituição Estadual.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO