Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 20/10/2020 22:18
  16/10/2020 07:08:19
Imprimir
PERIODO CHUVAS

Energisa reforça atuação para o período de chuvas no Tocantins

Distribuidora realizou simulado com participação de 100 colaboradores como preparação para atuar em situações climáticas mais severas.

por Redação inf/Ascom

O mês de outubro marca o início do período chuvoso no Tocantins, que sempre vem carregado de muitos raios e ventos fortes - até agosto deste ano, mais de 1 milhão de descargas atmosféricas foram registradas no estado. 


E para enfrentar as situações emergenciais e minimizar os efeitos para os clientes, a Energisa Tocantins conta com um plano de contingência e treinamento das suas equipes. 


Este planejamento define as responsabilidades, de forma a organizar e agilizar as ações necessárias para que a empresa atue com rapidez diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões e outras situações que causam impactos ao sistema elétrico.

 

Como fase final de preparação para o período chuvoso, a empresa realizou um simulado, em setembro, formulando dez cenários de contingência e envolvendo cerca de 100 profissionais. “A Energisa Tocantins conta com equipes treinadas e mobilizadas para atender a população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, afirma o gerente de Operação da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.

 

Além do trabalho de manter a qualidade do fornecimento de energia durante as situações emergenciais, a segurança da população também é reforçada pela distribuidora. “Vale alertar que os temporais desta época do ano são acompanhados de fortes rajadas de ventos e raios, o que traz um risco adicional a toda população. Os raios, por exemplo, podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Os ventos, além de lançar objetos sobre as redes de energia, podem provocar a queda de árvores e galhos sobre carros e casas. É preciso ficar atento”, alerta Guilherme.

Raios

   

O período de chuvas pesadas, acompanhado de ventos fortes e raios, já chegou. E segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil, por ser o maior país da zona tropical do planeta, é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano. 


No ano passado, somente no Tocantins, foram registradas 2.182.732 
descargas atmosféricas. Neste ano, de janeiro a agosto, já caíram 1.036.673 raios no estado. Por isso a Energisa investe em redes inteligentes, capazes de detectar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, com respostas rápidas aos clientes.

Atendimento

Segundo o Inpe, raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Por isso, nesta época, oscilações da rede elétrica, causadas pelo mau tempo, são comuns. O atendimento da empresa nos dias de chuva forte prioriza o restabelecimento do serviço em hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas, além dos alimentadores com maior número de clientes.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo WhatsApp da Gisa, no número 63 9222-6664, pelo aplicativo Energisa On, redes sociais, site energisa.com.br  ou pelo telefone 0800 721 3330.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO