Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 20/10/2020 23:17
  07/10/2020 16:12:01
Imprimir
SUL DO TOCANTINS

GURUPI - Em live prefeitura e entidades discutem Implantação de Centro de Desenvolvimento Regional no município

A intenção da reunião foi discutir a Implantação do CDR em Gurupi por ser a cidade polo da Região Sul do Estado, que compreende 18 municípios. O intuito foi buscar a sensibilização dos atores políticos institucionais para o conhecimento da estratégia integrada e cooperada da implantação do CDR.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

O objetivo do encontro foi debater a implantação do projeto Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) na Região Sul do Tocantins.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, participou na última sexta-feira (02), do encontro de Desenvolvimento Regional Integrado, promovido pela Universidade de Gurupi – UnirG, juntamente com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). 


O objetivo do encontro foi debater a implantação do projeto Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) na Região Sul do Tocantins.

 

Em ambiente online, a reunião contou com participação de representantes dos segmentos: Governo, academia e setor produtivo. Além do Prefeito Laurez, participaram do evento o Senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; o deputado federal de São Paulo, Vitor Lippi (PSDB-SP); o professor Paulo Barone, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; o Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Paulo Miotta; e o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, representando o segmento Academia do Tocantins; a diretora do CGEE, Regina Silvério; e a equipe do CDR Sul do Tocantins.

 

A intenção da reunião foi discutir a Implantação do CDR em Gurupi por ser a cidade polo da Região Sul do Estado, que compreende 18 municípios. O intuito foi buscar a sensibilização dos atores políticos institucionais para o conhecimento da estratégia integrada e cooperada da implantação do CDR. Segundo a Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, “o CDR Sul do Tocantins será implantado em estrutura de rede, nas Instituições de Ensino Superior que integram o programa Inova”, disse.

 

Representando o CGEE no evento, a diretora Regina Silvério apresentou o projeto CDR aos participantes. O projeto é uma demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e tem como objetivo promover a inserção de Instituições de Ensino Superior (IES) em regiões brasileiras. ”Esse programa busca não só criar novas instituições, mas também fortalecer as existentes. A vontade é mobilizar os atores políticos da região e somar os esforços e recursos para que o CDR se torne uma política pública, para desenvolver toda a região”, destacou.

 

Para o Prefeito Laurez, o CDR tem uma importância muito grande para fomentar o desenvolvimento regional e destaca o potencial de Gurupi como município indutor de desenvolvimento. “Gurupi por sua economia e localização geográfica estratégica, no Centro do Brasil, é fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Por isso acreditamos e estamos dispostos a colaborar com a implantação do CDR, pois é uma iniciativa que fortalecerá e dará um direcionamento ainda melhor para as forças produtivas da nossa região”, afirmou.

 

Projeto CDR

 

O CGEE desenvolve o projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) com o objetivo de articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões. São parceiros nesse projeto as instituições de educação superior (IES) e instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT), além do governo federal, através dos estados e municípios, e a sociedade civil.


Saiba mais sobre o CDR clicando aqui

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO